Campanha EcoNOVA / Think green

 

 

EcoNOVA / Think green é o nome da campanha lançada junto das três residências dos SASNOVA. A campanha visa sensibilizar a comunidade que vive e trabalha nas residências para a importância de um uso consciente e responsável da electricidade, água e gás e tem como objectivo final reduzir o desperdício. Acreditamos realmente que pequenos gestos podem fazer muita diferença.

O desafio que lançamos com esta campanha é simples. Vamos gastar onde realmente importa? O desperdício evitado será convertido em conforto.  

O Ambiente agradece.

Os SASNOVA também.                                                                                                                                                                  

 

Luz.jpg  ELECTRICIDADE

 Os SASNOVA já implementaram diversas medidas* que visam reduzir o consumo de electricidade nas suas residências. Apesar deste esforço a iluminação representa ainda uma grande fatia das despesas fixas.

*Colocação de luzes sensor nas zonas de passagem que apenas accionam com a passagem de pessoas. Substituição de todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de elevada eficiência energética. Reforço dos estendais para secagem natural das roupas.

 

Dicas de Poupança

Desligue as luzes quando não estão em uso

Desligue todas as luzes sempre que saia do quarto.

Aproveite a luz do dia

Permita a entrada de luz natural pelas janelas, abrindo as persianas.

Desligue o computador

Sabia que um computador ligado durante a noite gasta energia suficiente para imprimir 800 páginas A4? Desligue-o se não está a usar.

Evite deixar aparelhos em standby

Retire das tomadas os carregadores de computador, telemóvel e outros aparelhos semelhantes sempre que não estão em uso.

Regule a temperatura do seu quarto

Mantenha o aquecimento sempre no mínimo. A temperatura está programada para todo o edifício e deve ser confortável em todo o lado. Por favor informe a recepção se as condições do quarto forem desagradáveis. Mantenha as janelas fechadas.

Regule a sua própria temperatura

Vista-se adequadamente para a estação. Use roupa quente durante o inverno, em vez de aumentar a temperatura dos quartos. Use a energia com sabedoria!

Sinalize avarias

Se vir luzes a piscar, deve informar a recepção da residência ou enviar e-mail para alojamento@unl.pt

Escadas vs Elevador

Use as escadas, em vez dos elevadores, sempre que descer. Utilize o elevador apenas em caso de necessidade de transportar bagagem pesada. Aproveite ainda o benefício adicional de ser um eficiente meio para “queimar calorias”.

Roupa no estendal

Tire partido dos estendais colectivos das lavandarias, em vez de usar a máquina de secar.
 

Mitos

Mito: Deixar a luz acesa gasta menos energia que apagar e acender a luz.

Verdade: Toda a luz que está desligada ajuda a poupar energia. Deixar as luzes acesas por qualquer espaço de tempo gasta mais energia do que apagá-las quando não são necessárias. Sempre que sair de uma sala/DIVISÃO, apague as luzes.

Mito: Deixar o meu PC ligado gasta menos energia que desligá-lo (quando não está em uso) e voltar a ligá-lo.

Verdade: Desligar o PC poupa uma quantidade enorme de energia. A maior parte tem já um modo de poupança de energia (sleep mode) que reduz o consumo de energia, mas ainda assim gastam energia. Os novos discos rígidos estão preparados para serem desligados e ligados. Desligue o seu PC se não está a usá-lo.

Mito: Quando abro uma janela apenas perturbo o meu espaço.

Verdade: Abrir janelas causa oscilações de temperatura e humidade que podem afectar o equilíbrio de todo o edifício. Como resultado, o aquecimento do edifício vai despender mais energia. Mantenha as janelas fechadas e comunique à Recepção da Residência se a temperatura for desconfortável.

 

Agua.jpg  ÁGUA

Menos Tempo = Menos água desperdiçada

Faça um uso eficiente da água em todas as situações. Não deixe torneiras abertas desnecessariamente.
Faça um esforço consciente para poupar a água seguindo estas recomendações todos os dias na residência. Cada gota conta!

 

Dicas de Poupança

Tome banhos mais curtos

Sabia que por cada minuto que diminuir no tempo do seu duche poupa cerca de 16 litros de água (e ainda gás)? Se fechar a torneira enquanto aplica o champô/ condicionador no seu cabelo e economizar, pode poupar mais de 200 litros de água numa semana.

Lavar os dentes/ as mãos

Desligue a torneira ao lavar as mãos ou escovar os dentes e salve 8 litros / minuto.

Sinalize avarias

Uma torneira pingando desperdiça até 50 litros/dia, o que representa mais de 18.000 litros/ano, enquanto uma fuga do autoclismo pode desperdiçar mais de 70.000 litros/ano. Se verificar que uma torneira, chuveiro ou autoclismo está a pingar, deve informar a recepção da residência ou enviar e-mail para alojamento@unl.pt

Na lavandaria

Apenas faça uma máquina de roupa quando tenha carga total, ou compartilhe uma máquina com o seu colega de quarto, se não tiver roupa suficiente para uma carga completa.

 

Reciclagem.jpg  RECICLE 

Produtos de PAPEL (jornais, cadernos, catálogos e revistas, sacos de papel), de PLÁSTICO (embalagens, garrafas de água, de refrigerantes, etc) e ALUMÍNIO, e ainda VIDRO devem ser colocados em caixotes de reciclagem localizados em cada cozinha da residência e nas salas de estudo.

 

Dicas 

Recicle óleo alimentar usado

Os óleos alimentares usados quando lançados no meio ambiente, nomeadamente na rede de saneamento básico, solo e no meio hídrico, provocam a poluição das águas e solos.
Todas as cozinhas têm um oleão, para recolha e devido tratamento do óleo alimentar usado. Só assim o óleo poderá ter um destino ambientalmente adequado!

Dê o exemplo!

Incentive os seus colegas e amigos para reciclar se se aperceber que eles não separam os resíduos e depositam no caixote de lixo indiferenciado. Nas residências vivem alunos de diferentes países , onde a separação de resíduos pode fazer-se de maneira diferente, ou mesmo não se fazer. Dê o exemplo!

Para quem está de saída

Doe aquilo que não quer levar para casa (roupa, livros, material de cozinha, etc.) a instituições locais de solidariedade social.
 

Passe a palavra!

Passe a mensagem aos outros. Se todos contribuírem com pequenos gestos diários, o resultado final pode ser excelente!

Caso tenha mais sugestões que ajudem a reduzir o desperdício nas residências, partilhe-as, enviando um e-mail para: alojamento@unl.pt

 

 

Material da Campanha
 

11 LOGOTIPO GRANDE.png

 

 

12 ÁRBOL.png

 

7a FOLDER tapa contratapa.png

7b FOLDER final_2.png

 

1a Autocolante LUZ.png

 

2 Autocolante AGUA.png

 

3 Autocolante ESCALERA.png

 

4 Autocolante REFRIGERADOR _VFinal.png

 

8 Autocolante COMPUTADORA.png

 

10 Auto colante ESCALERA RENDONDO _VFinal.png

 

2013-03-26

spinner