Lisbon Walks

Inscrição

Transformações de uma Lisboa Moderna- 17 de Novembro | 2 p.m – Inscrições fechadas

Reservado à Limitado ao número de vagas (preenchidas por ordem de inscrição)

Pagamento prévio: 3,00€ (comunidade da NOVA)

5,00€ (fora da comunidade NOVA)

 

IBAN: PT50 0035 0841 00000020430 38

 

Passeios

Os passeios têm uma duração aproximada de 3 horas.

Ponto de encontro – comunicado via e-mail até ao dia anterior ao passeio.

 

Lisboa pelos Miradouros- 20 de Outubro | 2 p.m

Uma visita para descobrir Lisboa e a sua evolução urbana, subindo de miradouro a miradouro e desfrutando de diferentes vistas panorâmicas da cidade. Esta é a melhor forma de ter a percepção sobre a cidade, o seu desenvolvimento e história. Onde estavam os primeiros assentamentos? Quem habitou Lisboa na passagem dos séculos? Quando é que Lisboa se tornou a capital de Portugal? Como funcionou Lisboa enquanto capital de um império? Como se reflecte a forte ligação com o mar? Como é que o desenvolvimento urbano reflecte o desenvolvimento social e a organização de classes. Como é que o terramoto influenciou o desenvolvimento da cidade?

 

Lisboa Tradicional: Alfama e Mouraria- 27 de Outubro| 2 p.m

Esta visita leva à zona mais antiga da cidade, Alfama e Mouraria. Estes foram os lugares onde os Mouros, Judeus e Cristãos interagiram em tempos passados.Conquistas políticas, imposições religiosas, superstições mundanas e o erguer de marcos arquitectónicos, definiram a história destes locais.Iremos mergulhar em ruelas, vielas sinuosas e falar sobre as histórias e mitos, enquanto sentimos a atmosfera do dia-a-dias dos habitantes dos bairros mais carismáticos de Lisboa.

 

Lisboa antes e depois do terramoto- 10 de Novembro | 2 p.m

No dia 1 de Novembro de 1755, Lisboa sofreu o terramoto mais agressivo da sua história. O tsunami e incêndio que se seguiu foi igualmente, senão mais devastador.
Não é um exagero falar de Lisboa antes e depois deste acontecimento.
Nesta visita, iremos visitar alguns edifícios sobrevivente, viajar entre uma Lisboa desaparecida e o renascimento e nova ordem desta. Como se parecia Lisboa? Que transformações foram implementadas? Como viveram as pessoas depois do acontecido e como foi reportado na Europa? Qual o impacto? Que novas políticas de segurança e regulamentações foram instituídas? A visita vai terminar com uma visão sobre o desenvolvimento moderno de Lisboa no século 19, com especial foco nas construções de ferro impulsionadas pela industrialização.

 

Transformações de uma Lisboa Moderna- 17 de Novembro | 2 p.m

Esta visita vai-se focar na modernização de Lisboa. Convidamos a pedalar ou passear pelas “Avenidas Novas”, nome que revela um novo planeamento urbano, com origem no fim do século 19 depois potenciado pelo Estado Novo, entre 1930 e 1940. Vamos olhar para os símbolos da cidade e a sua progressão social: novas artérias de trânsito, novas técnicas de construção, novas artes decorativas, electrificação, máquinas a vapor, elevadores, novas formas de entretenimento como os cinemas. Serão apontados marcos arquitectónicos, desde arte nouveau até ao chamado novo modernismo e arquitectura contemporânea. A visita acabará na Reitoria da Universidade Nova, que ganhou o prémio Valmor e é o símbolo da instituição desde a sua fundação, em 1973, apareceu como resposta inovadora ao ensino universitário em Portugal.

© 2018 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados