Lisbon Walks

Passeios culturais temáticos por Lisboa, guiados por uma Investigadora Doutorada em História, Dra. Ana Pinto, do CHAM/FCSH.

Inscrição

Os passeios estão suspensos devido às medidas de contingência do Covid-19.

Tentaremos reagendar os passeios para uma data mais oportuna.

Passeios

Lisboa pelos Miradouros – 14 Março

Uma visita para descobrir Lisboa e a sua evolução urbana, subindo de miradouro a miradouro e disfrutando de diferentes vistas panorâmicas da cidade. Esta é a melhor forma de ter a perceção sobre a cidade, o seu desenvolvimento e história. Onde estavam os primeiros assentamentos? Quem habitou Lisboa na passagem dos séculos? Quando é que Lisboa se tornou a capital de Portugal? Como funcionou Lisboa enquanto capital de um império? Como se reflete a forte ligação com o mar? Como é que o desenvolvimento urbano reflete o desenvolvimento social e a organização de classes. Como é que o terramoto influenciou o desenvolvimento da cidade?

Lisboa entre fés: diálogos e rupturas- 28 de Março

Desde os velhos tempos que mouros, judeus e cristãos interagiram em Lisboa, tanto no diálogo como na ruptura.
Todas as conquistas políticas e imposições religiosas fizeram nascer superstições mundanas e erguer marcos históricos, moldando o desenvolvimento de Lisboa.
Neste passeio vamos procurar a presença dessas religiões.
Como é que cada pessoa crente vivia a cidade? Como é que cada religião garantiu a sua liberdade?
Houve tempos de perseguição?
Ao passear pela paisagem da cidade e visitar a sua herança vamos descobrir o legado das três religiões na construção da cidade.

Lisboa como cidade do mundo- 18 Abril

No século XVI Lisboa era uma das mais importantes cidades do mundo. Esta visita vai-se centrar no bairro de Belém e conduzirá pela herança que comemora Lisboa como uma cidade global. Falaremos sobre Tagus, a maior entrada do mundo em Lisboa, olharemos para a herança de Belém como símbolo do empoderamento de Lisboa e a sua glória, mas também como testemunho duma economia global, um lugar de histórias interligadas, e um dos melhores exemplos genuínos preservados do Estilo Português Decorativo.

 

Lisboa antes e depois do terramoto – 25 de Abril

No dia 1 de Novembro de 1755, Lisboa sofreu o terramoto mais agressivo da sua história. O tsunami e incêndio que se seguiu foi igualmente, senão mais devastador.
Não é um exagero falar de Lisboa antes e depois deste acontecimento.
Nesta visita, iremos visitar alguns edifícios sobrevivente, viajar entre uma Lisboa desaparecida e o renascimento e nova ordem desta. Como se parecia Lisboa? Que transformações foram implementadas? Como viveram as pessoas depois do acontecido e como foi reportado na Europa? Qual o impacto? Que novas políticas de segurança e regulamentações foram instituídas? A visita vai terminar com uma visão sobre o desenvolvimento moderno de Lisboa no século 19, com especial foco nas construções de ferro impulsionadas pela industrialização.

© 2020 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados