Black Cat: o vencedor do Concurso de Bandas da NOVA ´24

No dia 18 de abril, os três finalistas do Concurso de Bandas da NOVA tocaram no auditório da Reitoria: Clementine com a música Mountains; May a tocar Seita; e o vencedor da noite, Black Cat, com Blast off. 

Lançado em 2015, o Concurso de Bandas NOVA Música é uma iniciativa anual que tem por objetivo fomentar e divulgar a música junto dos alunos da NOVA, e promover o crescimento de novas bandas no panorama atual da música portuguesa.  

Pedro Dias (aka Black Cat) toca música eletrónica, rock alternativo e new wave. No concurso de Bandas, tocou a sua obra original Blast Off. 

O interesse pela música começou na infância e materializou-se aos 14 anos. Hoje, o Pedro toca guitarra, piano e bateria.  

Black Cat, como se apresenta, estudou música eletrónica e Design Sonoro na ETIC, terminou recentemente o seu quarto CD e tem trabalhos publicados no Spotify, Bandcamp e iTunes. O seu gosto pela música trouxe-o também à NOVA, onde concluiu um mestrado em Artes Musicais na NOVA FCSH.  

Mas a música não é o seu único interesse… 

Os desafios e o foro competitivo da indústria fizeram-no enveredar por outros ramos. “Percebi que a Ciência de Dados é um setor em crescimento, com grande potencial, e por isso decidi fazer uma pós-graduação em “Enterprise Data Science & Analytics” na NOVA IMS. Agora, estou a estagiar na EFACEC, na Unidade de Data Analytics”, conta.  

Pedro aprendeu e viu de imediato como os dois mundos se fundem. “No fundo, ambas as áreas envolvem criatividade e transformação. Na Ciência de Dados, transformamos dados brutos em informação significativa, usando tecnologias e metodologias avançadas. Na música, transformamos palavras e ritmos em arte. Acredito que o meu background musical me ajuda a pensar de forma inovadora na área da Ciência de Dados. Por exemplo, é possível produzir música sem instrumentos físicos, utilizando apenas tecnologia digital, o que mostra como a música e a Ciência de Dados podem ter pontos em comum.” 

Por impulso do seu antigo professor, e atual crítico musical, Rui Miguel Abreu (da revista Blitz), Pedro decidiu investir em espetáculos ao vivo. “Com isso em mente, decidi inscrever-me no Concurso de Bandas da NOVA. Procurei este concurso porque queria um novo desafio que me permitisse crescer tanto profissionalmente como pessoalmente. Vejo esta oportunidade como um caminho para me dedicar mais à música, alcançar sucesso e potencialmente abrir portas para uma carreira profissional sólida no mundo da música.” 

Vem conhecer o Pedro | Black Cat ! 

1.De onde surgiu o nome Black Cat? 

Antigamente chamava Future Project, O nome “Black Cat” foi retirado do nome do conto misterioso e imaginário do escritor e poeta Edgar Allan Poe. 

2. Qual foi o processo criativo da música Blast off! ? O que é que te inspirou? 

A canção “Blast Off!” é especial para mim porque é uma das mais completas, acessíveis e cativantes que já escrevi. Além disso, transmite uma mensagem positiva, celebrando o sentimento de entrar numa outra dimensão e deixando de lado as preocupações e problemas do dia-a-dia. Num mundo repleto de guerras e conflitos, é um alívio ter algo que nos leve para uma realidade mais leve e esperançosa. Esta é uma das canções que me ajudar a aliviar o stress (…). Foi por isso que decidi escolher esta canção para concorrer ao concurso de bandas da Universidade NOVA de Lisboa. É a minha forma de levar um pouco de luz e energia positiva a quem precisa. Em termos musicais, a canção “Blast Off!” foi inspirada nos temas “Smack My Bitch Up” dos The Prodigy, “A Night Like This” dos The Cure e “Zero” dos The Smashing Pumpkins. 

3. Qual é o artista que mais admiras? 

Gosto mais dos The Cure. 

4. Foste o preferido do público e acabaste por ganhar o concurso. O que é que este prémio significa para ti? 

Sinto-me motivado e mais preparado para continuar a minha carreira na música. Consegui alcançar o objetivo de fazer uma apresentação do qual me senti confiante, e claro, ganhar o concurso foi memorável. O meu plano futuro é atuar mais vezes ao vivo para captar mais público! E claro, que algumas editoras discográficas tivessem oportunidade de me contactar. Isso era excelente! 

 

Podes ouvir a Blast Off original e a atuação do Black Cat na final, no dia 18 de abril, aqui 

© 2024 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados