Alojamento

Os SASNOVA dispõem actualmente de três residências universitárias, com um total de 458 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade.

Funcionamento

As Residências Universitárias dos SASNOVA regem-se por um Regulamento de Residências do qual constam as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, as normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respectiva gestão, conservação e limpeza.

Os SASNOVA prestam acompanhamento aos alunos com deficiências físicas e sensoriais, com o objectivo de promover a sua autonomia e inclusão no contexto académico. A Residência Universitária Alfredo de Sousa e a Residência Universitária Fraústo da Silva dispõem de quartos individuais, com casa de banho privativa, equipados para estudantes portadores de deficiência.

 

Tipos de Alojamento

Alojamento Lectivo – NOVA

O Alojamento Lectivo refere-se ao alojamento de Alunos (1º ao 3º ciclo), Investigadores ou Professores da NOVA, durante o período lectivo da universidade (meados de Setembro a meados de Julho).

A prioridade na atribuição de alojamento é dada aos alunos Bolseiros dos SASNOVA e aos alunos em programas de intercâmbio (Erasmus). Apenas após a atribuição destas vagas poderá ser aberta uma fase de candidaturas a alojamento para outros alunos dos SASNOVA.

O acesso ao alojamento nestes períodos está sujeito a um processo de candidatura. Os alunos que se candidatam a bolsa de estudo devem efectuar o pedido de alojamento aquando da candidatura a bolsa no site da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).

No check-in os alunos residentes assinam com os SASNOVA um Contrato de Alojamento Lectivo, com duração máxima de 10 meses, sendo necessário efectuar uma candidatura a cada ano lectivo.

Alojamento Temporário – Visitantes

O Alojamento Temporário corresponde ao alojamento de pessoas externas à NOVA (familiares de residentes, participantes em congressos, ou outros) em estadias curtas durante o ano lectivo, aprovadas consoante a disponibilidade de quartos, ou a estadias durante o período não lectivo (entre meados de Julho e meados de Setembro), dito Alojamento de Verão / Summer Accommodation.

Preçários

Residência Alfredo de Sousa

Preçário Ano Lectivo 2018/19

 

Residência Fraústo da Silva

Preçário Ano Lectivo 2018/19

 

Residência do Lumiar

Preçário Ano Lectivo 2018/19

Documentos

Regulamentos

Regulamento Geral das Residências

Regulamento de Candidatura a Alojamento

Contratos

Contrato de Alojamento Lectivo

Contrato de Alojamento Temporário

Sustentabilidade e reciclagem

Os SASNOVA lançaram a campanha EcoNova com o principal objectivo de sensibilizar a comunidade, que vive e trabalha nas três residências universitárias, para a importância de um uso consciente e responsável da electricidade, água e gás e assim reduzir e evitar o desperdício. Sabemos que em todo o lado há desperdício de energia, e por isso é importante, não só por motivos orçamentais, mas sobretudo ambientais, que todos tomemos como essencial uma mudança de hábitos para um uso consciente e responsável destes recursos.

Se nas nossas casas fazemos um esforço por não deixar luzes acesas, fechar torneiras, tomar duches rápidos, evitar fugas de água, adoptemos pois esses gestos nas residências e multipliquemo-los por centenas de residentes. Não é de ignorar esse esforço!

ACREDITAMOS REALMENTE QUE PEQUENOS GESTOS PODEM FAZER MUITA DIFERENÇA
A sua participação nesta iniciativa é fundamental! Contamos consigo!
O ambiente agradece. Os SASNOVA também.

Materiais da Campanha
Cartazes

Documento

Marcadores de Livros

Autocolantes

Passe a palavra!
Passe a mensagem aos outros. Se todos contribuírem com pequenos gestos diários, o resultado final pode ser excelente!

Caso tenha mais sugestões que ajudem a reduzir o desperdício nas residências, partilhe-as, enviando um e-mail para: alojamento@unl.pt

Comissões de Residentes

Em cada residência está constituída uma Comissão de Residentes, que tem como função actuar como interlocutor entre o Gabinete de Alojamento e os residentes.

 

O que dizem de nós

alojamento@unl.pt

© 2018 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados