Passeios culturais temáticos por Lisboa, guiados por uma Investigadora Doutorada em História, Dra. Ana Pinto, do CHAM/FCSH.
- Os passeios têm uma duração de cerca de 3 horas.
- O ponto de encontro para cada passeio é comunicado por mail no final do dia anterior ao passeio.
- Preço: 5€ para a comunidade NOVA (alunos, docentes e não docentes); 10€ para o público em geral.
- Inscrições até às 17h00 do dia anterior a cada passeio.
- Limitado ao número de vagas (preenchidas por ordem de inscrição).

Lisboa através de Miradouros
Este é um passeio de descoberta de Lisboa, onde se observa a evolução urbana da cidade a partir dos miradouros. Caminhando de terraço em terraço, e apreciando as variadas vistas panorâmicas, esta é a melhor forma de perceber a cidade.
14 OUTUBRO | 14H
INSCRIÇÕES FECHADAS
Lisboa Multicultural
Desde os primórdios, Lisboa foi uma cidade caracterizada pelo multiculturalismo. Primeiro determinado pela continuada interacção entre muçulmanos, judeus e cristãos, em diálogo, mas também em ruptura; a partir do século XVI, promovido pela expansão marítima, quando Lisboa se tornou-se uma das maiores e mais importantes cidades do mundo. Neste passeio vamos descobrir como esse multiculturismo, presente em diferentes momentos, moldou o desenvolvimento de Lisboa, tornando-a uma cidade única.
21 OUTUBRO | 14H
INSCRIÇÕES FECHADAS
Lisboa antes e depois do terramoto
A 1 de Novembro de 1755, pelas 9 horas da manhã, Lisboa estremeceu sob o som de um rugido. Um intenso terramoto, seguido de um tsunami e de vários incêndios, devastou praticamente toda a cidade. As reações das autoridades públicas ao acontecimento são consideradas os primeiros passos para o início da sismologia. Já a consequente reconstrução abriu caminho a soluções inovadoras. Neste passeio irá visualizar, através do património, algumas das novidades implementadas.
28 OUTUBRO | 14H
INSCRIÇÕES FECHADAS
Lisboa como legado de conhecimento
Os núcleos urbanos são por natureza um espaço de implementação de melhorias tecnológicas e científicas. Lisboa, sendo uma cidade de colinas, sempre lutou por soluções que viabilizassem o seu crescimento e garantissem boas condições de vida. Desde tempos remotos, o abastecimento de água, os esgotos, a circulação de mercadorias e a mobilidade foram questões cruciais e limitantes. Neste passeio observamos o património que testemunha uma cidade em progresso, e será destacado como o conhecimento científico teve impacto no modo de vida dos lisboetas.
4 NOVEMBRO | 14H
INSCRIÇÕES:
INSCRIÇÕES FECHADAS