NOVA Walks

Passeios culturais temáticos por Lisboa, guiados por uma Investigadora Doutorada em História, Dra. Ana Pinto, do CHAM/FCSH.

  • Os passeios têm uma duração de cerca de 3 horas.
  • O ponto de encontro para cada passeio é comunicado por mail no final do dia anterior ao passeio.
  • Preço: 5€ para a comunidade NOVA (alunos, docentes e não docentes); 10€ para o público em geral.
  • Inscrições até às 17h00 do dia anterior a cada passeio.
  • Limitado ao número de vagas (preenchidas por ordem de inscrição).

Lisboa multicultural - 24 de Setembro

Desde os primórdios, Lisboa foi uma cidade caracterizada pelo multiculturalismo. Primeiro determinado pela continuada interacção entre muçulmanos, judeus e cristãos, em diálogo, mas também em ruptura; a partir do século XVI, promovido pela expansão marítima, quando Lisboa se tornou-se uma das maiores e mais importantes cidades do mundo. Neste passeio vamos descobrir como esse multiculturismo, presente em diferentes momentos, moldou o desenvolvimento de Lisboa, tornando-a uma cidade única.

Lisboa antes e depois do terramoto - 1 de Outubro

Por volta das 9 horas da manhã de 1 de novembro de 1755, Lisboa estremeceu com um rugido ensurdecedor. Era o som da destruição. Um forte terremoto, seguido de um tsunami e de um grande incêndio, devastou quase toda a capital. Não é exagero falar da existência de uma Lisboa antes e depois desse dia. Neste passeio, você visitará alguns edifícios que sobreviveram à devastação e viajará entre uma Lisboa desaparecida e uma cidade renascida dentro de uma nova ordem.

Comunidade NOVA

Público geral

Lisboa e o seu legado de conhecimento - 8 de Outubro

Os núcleos urbanos são por natureza um espaço de implementação de melhorias tecnológicas e científicas. Lisboa, sendo uma cidade de colinas, sempre lutou por soluções que viabilizassem o seu crescimento e garantissem boas condições de vida. Desde tempos remotos, o abastecimento de água, os esgotos, a circulação de mercadorias e a mobilidade foram questões cruciais e limitantes. Neste passeio observamos o património que testemunha uma cidade em progresso, e será destacado como o conhecimento científico teve impacto no modo de vida dos lisboetas.

Comunidade NOVA

Público geral

 

© 2022 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados