Voluntariado

“Fazer voluntariado é colocar os meus talentos ao serviço do bem comum! É contribuir para uma sociedade mais justa e mais equitativa!”

A NOVA ciente da sua responsabilidade social na sensibilização e promoção do bem comum e de maior justiça social, tem vindo a promover e apoiar (centralmente e através das suas unidades orgânicas) diversas actividades de voluntariado em articulação com outras entidades envolvidas directamente no exercício da solidariedade e de cidadania.

O programa Nova Voluntariado permite a estudantes, funcionários e docentes da NOVA tenham acesso a experiências de voluntariado enriquecedoras que contribuem para o desenvolvimento de uma maior consciência social e de comunidade, através de iniciativas que aproximam a universidade à sociedade, e na valorização dos participantes enquanto pessoa, através da aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Pretende abarcar tanto ações e actividades de curta duração – em ações mais pontuais de necessidades especificas – como actividades de longa duração – em regime regular de acordo com as necessidades dos grupos sociais, das áreas de intervenção dos voluntários e das entidades associadas ao programa.

O voluntariado deve ser exercido sem esperar qualquer contributo em troca, não obstante consideramos importante para os nossos estudantes a atribuição de um reconhecimento pelo seu trabalho através de um Diploma com Menção de Cidadania. Todo o estudante voluntário é incentivado a elaborar o seu CV social desde o início da actividade de voluntariado.

Objectivos

Optimizar as práticas de voluntariado da NOVA

· Sensibilizar a comunidade NOVA para a importância da prática de voluntariado;

· Criar sinergias com as associações e entidades locais para a prática das atividades de voluntariado

· Criar oportunidade para aquisição de aprendizagens e desenvolvimento de competências técnicas, científicas e sociais

· Promover actividades de voluntariado diferenciadas nas componentes social, educativa, científica, desportiva, ambiental, cultural, saúde e de lazer

· Promover a cooperação entre instituições no sentido de proporcionar experiências positivas e enriquecedoras.

O que é ser Voluntario?

É o indivíduo que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado, no âmbito de uma organização promotora.

A qualidade de voluntário não pode decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei.

Ser voluntario é:

· Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado;

· Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade;

· Comprometer-se, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre;

Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:

· Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa;

· Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os destinatários;

· Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora, no âmbito de aplicação do Programa de Voluntariado;

· Gratuitidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente;

· Complementaridade com a atividade dos profissionais, sem os substituir;

· Convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.

Inscrição

Regulamento NOVA Voluntariado

Parcerias

https://semear.pt/

 

© 2022 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados