Nos dias que antecedem e que se seguem à cerimónia marcada para 31 de outubro, a área da Cultura da NOVA apresenta o ciclo Brasil na NOVA – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela e sobre as suas reverberações a partir da Universidade como espaço de interrogação.
Iniciando-se a 22 de Outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, o ciclo inclui um repertório luso-brasileiro que resulta de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Embaixada do Brasil, em que será apresentado um arranjo inédito, encomendado para esta ocasião, do compositor italiano Aldo Brizzi sobre “Domingo no Parque” de Gil.
O ciclo Brasil na NOVA prossegue com um concerto inédito de Resende e António Zambujo, intitulado “Língua”, no dia 2 de Novembro, em que os dois artistas apresentam uma viagem musical pela língua e cultura portuguesa e brasileira.
No dia 3 de Novembro, o músico, professor e compositor José Miguel Wisnik apresentará uma aula-show intitulada “A Terceira Margem do Rio – poesia e canção brasileira”, concerto comentado (voz e piano) sobre as imbricações literárias da canção popular brasileira. A fechar esta homenagem, no dia 9, apresentamos o segundo concerto dos Solistas da Metropolitana, intitulado “Trompetes do Brasil”.
Programa do ciclo Brasil na Nova – em homenagem a Gilberto Gil
22 de Outubro, às 17h: “Ventos do Brasil e de Portugal”, Solistas da Metropolitana
2 de Novembro, às 21h30: “Língua”, concerto de Júlio Resende e António Zambujo
3 de Novembro, às 21h30: Aula-show “A Terceira Margem do Rio – poesia e canção brasileira”, por José Miguel Wisnik
9 de Novembro, às 19h: Concerto “Trompetes do Brasil”, Solistas da Metropolitana
Sabe mais em unl.pt .