A inclusão é um dos valores fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa, assim como da aliança EUTOPIA, da qual faz parte. Para celebrar a diversidade e inclusão dentro da aliança, a EUTOPIA escolheu o mês de novembro e desafiou as universidades parceiras a juntarem-se a essa celebração com atividades diversas ao longo desse mês. Acompanhe aqui o programa que está a ser preparado e não deixe de participar!
Os SASNOVA irão também desenvolver iniciativas, no dia 20, 22 e 29 de novembro.
20 de novembro
ENSP NOVA – EXPOSIÇÃO VIRTUAL “VOICES”
Exposição virtual de fotovoz para sensibilizar sobre diversidade, equidade e inclusão na saúde entre as comunidades migrantes. A exposição “Voices” celebra a resiliência, a diversidade e o poder de contar histórias. O objetivo é amplificar as vozes raramente ouvidas dos migrantes, dando-lhes uma plataforma para partilhar o impacto de longo alcance da pandemia de COVID-19 nas suas vidas – seja nas rotinas diárias, na saúde mental ou no acesso a cuidados de saúde.
A exposição apresenta uma coleção de fotografias tiradas pelos próprios migrantes, na sequência da sua participação em vários workshops de fotovoz, representando uma perspetiva e experiência únicas. A acompanhar cada foto haverá um clipe de áudio, com a própria voz da pessoa migrante, enquanto é partilhada a história e o sentimento por detrás do momento captado.
Esta exposição não é apenas um convite à ligação e empatia, mas é também um apelo ao reconhecimento do valor de diversas perspetivas no enriquecimento da nossa compreensão das questões de saúde pública, particularmente em tempos de crise, bem como à promoção do diálogo e de ações mais equitativas e inclusivas dirigidas às comunidades.
Após a conclusão do mês da Diversidade e Inclusão, fica o convite para participar no nosso evento de encerramento e exposição presenciais em Lisboa, no dia 12 de dezembro de 2023. Celebraremos as contribuições significativas da iniciativa, misturaremos ciência com música de diversas culturas e revelaremos planos empolgantes para o futuro.
O tour virtual de “Voices” pode ser visto aqui. (link disponível em breve)
SASNOVA – Mesa Aberta – Voicing Inclusion Talks (Online)
Convidados confirmados:
- Prof. Dr. Jorge Gato, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto
- Prof. Drª. Dídia Lourenço, Presidente da Associação Bengala Mágica
- Pedro Barata, aluno de mestrado da Nova School of Law da Universidade Nova de Lisboa
- Prof. Dr. Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona
Acesso livre aqui.
22 de novembro
“A GAME WHERE EVERYBODY HAS A PLACE”
11h00 – 12h30 | Local: estúdio 2 do edifício do Desporto (Campus de Campolide)
A partir de um cenário conjunto imaginado, experimentaremos uma realidade onde todos têm lugar. Um lugar para partilha de pensamentos e perspetivas vivenciais.
A atividade terá lugar com um mínimo de 10 inscritos e máximo de 20. Inscrições através deste link.
27 de novembro
Nova SBE
INCLUSIVE COMMUNITY FORUM (ICF), A CASE STUDY (ONLINE)
15h00-16h00
O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência e que visa promover uma Comunidade mais inclusiva. O ICF começou na Nova SBE, mas pretende ver os seus projetos crescerem e serem replicados noutras escolas para aumentar o número de pessoas beneficiadas. Vamos apoiá-lo/a nesta jornada! Interessada/o? Junte-se à conversa aqui!
GIRLS FOR GIRLS (ONLINE)
16h00-17h00
O projeto Girls For Girls (G4G), fundado em Harvard, acredita que todas as raparigas têm potencial para liderar. G4G capacita mulheres jovens com a coragem, visão e competências necessárias para assumir posições de liderança. Desde a sua criação em 2017, a G4G cresceu rapidamente em todo o mundo, estando hoje presente em 24 países. Em Portugal, a Nova SBE abraçou o projeto e apoia qualquer escola que acolha este projeto junto das suas alunas e dirigentes. Interessada/o? Junte-se à conversa aqui!
28 de novembro
REITORIA – WEBINAR “COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INCLUSIVA”
14h30-17h30
O webinar “Comunicação Institucional Inclusiva” é uma iniciativa do Gabinete de Igualdade e Inclusão da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, dirigida ao staff não académico da NOVA, em particular dos Serviços Administrativos, Marketing, Recursos Humanos e Comunicação com os seguintes objetivos:
- Compreender a origem, importância e relevância da comunicação na promoção da igualdade;
- Relacionar a comunicação inclusiva com a qualidade do serviço público, através da comunicação institucional;
- Identificar estratégias e práticas para tornar a comunicação institucional promotora da igualdade;
- Usar linguagem não discriminatória no exercício das funções, através do emprego de formas inclusivas ou neutras, não perdendo a clareza da comunicação oral, escrita e visual;
- Contribuir para eliminar o sexismo na linguagem, fomentando a promoção de uma linguagem que reflita o princípio da igualdade de género;
- Formar profissionais disseminadores de boas práticas em igualdade.
Participação é livre, mas carece de registo prévio aqui até ao dia 27 de novembro. O link para o webinar será posteriormente enviado para o email indicado no registo.
NOVA School of Law – TOLERANCE MEANS DIALOGUE (EVENTO HÍBRIDO)
17h30-19h00
Numa altura de grande divisão na União Europeia, uma grande parte da população vê apenas fricção e poucas soluções. Desta forma, recorremos à experiência de quem vive de forma construtiva com a diferença através da união.
O que é que podemos aprender através das nossas lutas pelos direitos civis? Através desta iniciativa vamos procurar compreender os pontos de atrito que tornam estas questões tão polémicas, aproveitando as ideias dos/as Millennials e da Geração Z a propósito do tema – pois, afinal de contas, são estas gerações as que têm mais a perder. Os Diálogos são uma oportunidade para aprendermos uns/umas com os/as outros/as.
Call para ensaios
Os alunos e alunas da NOVA School of Law estão convidados a participar neste diálogo. Como? Através do envio de um ensaio até ao dia 21 de novembro. Clique aqui para submeter o seu ensaio.
Os dois melhores ensaios receberão um prémio de 750 dólares e os/as respetivos/as autores/as participarão no evento. Mais informações poderão ser encontradas aqui.
Este evento é aberto ao público, mas carece de registo prévio. Para se inscrever, clique aqui.
29 de novembro
SASNOVA – Workshop de alunos para alunos
Esta atividade tem como base a organização de um workshop por parte de um grupo estudantil que trabalhe com inclusão e diversidade, sobre o mesmo tema, que será aberto ao público e realizado de acordo com a ideia do grupo selecionado para o organizar.
NOVA FCSH – INICIATIVA NA ÁREA DA DIVERSIDADE (Presencial)
10h00-12h00
Mesa redonda com a Casa Qui, Amplos, CIG e com a Dra. Marta Conceição (Psicóloga Estagiária do GDPIS), que irão partilhar os seus projetos e, juntamente com o público, partilhar experiências relacionadas com as temáticas da diversidade e inclusão. O evento destina-se a toda a comunidade da NOVA. A mesa será moderada pela Dra. Olga Cunha.
Assista online através deste link ou presencialmente no auditório B1 da Torre B da NOVA FCSH, campus da Avenida de Berna.
30 de novembro
NOVA School of Law – CONVERSA SOBRE RACISMO E XENOFOBIA
O Observatório do Racismo e Xenofobia, criado em 2023 por protocolo assinado entre o Governo e a Faculdade de Direito da Universidade NOVA, pretende incentivar a discussão e a visibilidade sobre os temas RACISMO e XENOFOBIA que em Portugal têm pouco eco nos meios mainstream de comunicação social ou, tanto quanto é para já possível avaliar, no ambiente académico.
A CONVERSA SOBRE RACISMO E XENOFOBIA é uma sessão pública, aberta a estudantes, docentes e qualquer pessoa interessada sobre estes temas. A/O convidada/o, a anunciar, irá apresentar e discutir informalmente qualquer tópico relevante neste contexto. Mais informações aqui.
A necessária inscrição é possível até 28 de novembro para orx@novalaw.unl.pt.
Mais informações sobre o Observatório do Racismo e Xenofobia aqui.
Veja o vídeo aqui.
Aconteceu:
2 a 8 de novembro
EXPOSIÇÃO “25 ANOS FACES DE EVA EM REVISTA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO”
Uma cronologia visual das capas dos 50 números da revista científica internacional FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER em exposição até 8 de novembro, no Átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, no Colégio Almada Negreiros (CAN), na Universidade NOVA de Lisboa – Campus de Campolide, em Lisboa.
Esta mostra destaca o trabalho da publicação que é hoje uma referência nos estudos das mulheres, de género e feministas. Com periodicidade semestral, a Revista vem sendo produzida por muitas mãos que integraram a equipa de investigação pluridisciplinar FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER, fundada em 1999 por Zília Osório de Castro (Professora Catedrática Jubilada da NOVA FCSH), integrando atualmente o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA).
Isabel Henriques de Jesus, Diretora desta equipa de investigação considera que “a longevidade e permanência deste projeto editorial [a Revista em destaque] ajudaram ao re(conhecimento) da equipa FACES DE EVA na sociedade e na Academia”, lembrando, porém, muitas outras dimensões de um trabalho que é de equipa: 13 publicações em volume, colóquios, conferências, cursos, exposições e projetos interdepartamentais com impacto social. Mais informação sobre FACES DE EVA aqui.
14 de novembro
MESA REDONDA SOBRE INCLUSÃO (EVENTO HÍBRIDO)
10h00-12h00
Mesa redonda com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, com a Drª Susana Pinto do Projeto ‘Fora da Caixa’ e com Isabel Pinto, mãe de antigo estudante, que irão partilhar os seus projetos e, juntamente com o público, partilhar experiências relacionadas com as temáticas da inclusão. O evento destina-se a toda a comunidade da NOVA.
Assista online através deste link ou presencialmente no auditório B1 da Torre B da NOVA FCSH, campus da Avenida de Berna.