Voicing Inclusion Talks

Esta é uma iniciativa dinamizada pela Gabinete de Desenvolvimento Humano dos SASNOVA, e com o objetivo de criar um espaço aberto onde terão lugares conversas sobre Inclusão!

Nestas sessões, diferentes profissionais de áreas como as Necessidades Educativas Específicas, estudos LGBTQIA+ e alunos internacionais podem partilhar conhecimentos, experiências e recomendações para tornar o espaço universitário mais inclusivo. Nesta mesa redonda, vão discutir-se desafios atuais e boas práticas já existentes.

As sessões são abertas e o público é convidado a participar com os seus próprios testemunhos e/ou questões.

O papel das Comissões de Gestão NEE

Nesta edição, dirigimos a nossa atenção para a Nova School of Law (NSL) que, no caminho para a Inclusão no Ensino Superior, instituiu uma Comissão que gere todos os casos de alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE).  Assim, convidámos alguns dos membros, Professor Jorge Morais Carvalho, enquanto subdiretor com o pelouro do Ensino, a Marta Xavier, representante do Gabinete de Apoio à/ao Estudante, e a Leonor Nunes Marcos, representante da comunidade estudantil. 

O Gabinete de Desenvolvimento Humano tem o prazer de integrar esta Comissão, contribuindo nela com o conhecimento da Psicologia e Pedagogia, uma vez que o estatuto pode ser pedido não apenas por estudantes com necessidades físicas, mas também psicológicas. O que segue são as suas opiniões sobre a evolução da inclusão no Ensino Superior, de que forma a Comissão de Acompanhamento a Estudantes com NEE contribui para o bem-estar dos alunos, e como funciona o estatuto de Necessidades Educativas Específicas nesta faculdade. 

A inclusão na comunidade académica 

A inclusão na comunidade académica esteve no centro do Voicing Inclusion Talk, uma iniciativa organizada pelo Gabinete de Desenvolvimento Humano dos SASNOVA, que, no passado dia 12 de dezembro, reuniu alunos e representantes de núcleos estudantis, para debater temas essenciais como saúde mental, aceitação e o papel das universidades no apoio aos jovens LGBTQIA+. 

Sabe mais aqui!

O movimento da Academia Acessível promove o Acesso e Sucesso dos alunos com deficiência (sobretudo visual) no Ensino Superior.  Na sessão, ouvimos os testemunhos que nos falaram sobre os problemas diários dos jovens cegos ou com baixa visão, como a mobilidade nos edifícios (que não é pensada na sua conceção), e sobre a importância de comunicar e da forma como se comunica com estas pessoas cegas. Falou-se também na sensibilização do público em geral, e do papel que as famílias, amigos, colegas e professores têm no percurso académico de um estudante com uma deficiência. Abordou-se a falta de legislação que proteja os direitos destas pessoas no Ensino Superior. Sublinhou-se a necessidade de sinergias entre instituições e a partilha de recursos. 

 

Esta sessão, onde estiveram presentes 34 participantes, debruçou-se sobre a liderança e a gestão de equipas. 

A primeira parte foi dedicada à definição de liderança, com a realização de uma atividade prática e interativa entre os estudantes. Discutiu-se sobre as características de um líder e sobre os diferentes tipos de líderes, culminando numa atividade em equipas, na qual os alunos foram convidados a pensar no exemplo de uma start-up hipotética e imaginar qual seria o líder mais apropriado numa situação em que, amanhã, todos se despedissem. 

A segunda parte começou com a definição de management; falou-se sobre o processo e progresso de trabalho em equipas mais diversas, os desafios e oportunidades em trabalhar com e entre pessoas com opiniões, culturas e experiências de vida diferentes, e as vantagens que existem em equipas diversas. O workshop terminou com as mesmas equipas a criar uma ideia inovadora para o setor da start-up hipotética anterior. 

Sabe como foi, vê o registo fotográfico aqui.

 

 

A primeira sessão de 2024 das Voicing Inclusive Talks, uma iniciativa do Gabinete de Desenvolvimento humano dos SASNOVA, integrada na visão de diversidade, igualdade e inclusão na universidade, aconteceu no passado dia 15 de janeiro.

Estiveram presentes, como oradores, Jorge Gato, professor e investigador na Universidade do Porto e Terapeuta Familiar; e Paulo Côrte-Real,  professor de Economia na Nova SBE, antigo presidente da ILGA e ativista na área de Direitos Humanos e não discriminação.

Foram abordados temas sobre os maiores desafios colocados aos estudantes na integração de espaços universitários (enquanto membros da comunidade LGBTQIA+), possíveis soluções e boas práticas para abordar o tema.

© 2025 Universidade Nova de Lisboa - Todos os direitos reservados