Esta é uma iniciativa dinamizada pela Gabinete de Desenvolvimento Humano dos SASNOVA, e com o objetivo de criar um espaço aberto onde terão lugares conversas sobre Inclusão!
Nestas sessões, diferentes profissionais de áreas como as Necessidades Educativas Específicas, estudos LGBTQIA+ e alunos internacionais podem partilhar conhecimentos, experiências e recomendações para tornar o espaço universitário mais inclusivo. Nesta mesa redonda, vão discutir-se desafios atuais e boas práticas já existentes.
As sessões são abertas e o público é convidado a participar com os seus próprios testemunhos e/ou questões.
O movimento da Academia Acessível promove o Acesso e Sucesso dos alunos com deficiência (sobretudo visual) no Ensino Superior. Na sessão, ouvimos os testemunhos que nos falaram sobre os problemas diários dos jovens cegos ou com baixa visão, como a mobilidade nos edifícios (que não é pensada na sua conceção), e sobre a importância de comunicar e da forma como se comunica com estas pessoas cegas. Falou-se também na sensibilização do público em geral, e do papel que as famílias, amigos, colegas e professores têm no percurso académico de um estudante com uma deficiência. Abordou-se a falta de legislação que proteja os direitos destas pessoas no Ensino Superior. Sublinhou-se a necessidade de sinergias entre instituições e a partilha de recursos.
Esta sessão, onde estiveram presentes 34 participantes, debruçou-se sobre a liderança e a gestão de equipas.
A primeira parte foi dedicada à definição de liderança, com a realização de uma atividade prática e interativa entre os estudantes. Discutiu-se sobre as características de um líder e sobre os diferentes tipos de líderes, culminando numa atividade em equipas, na qual os alunos foram convidados a pensar no exemplo de uma start-up hipotética e imaginar qual seria o líder mais apropriado numa situação em que, amanhã, todos se despedissem.
A segunda parte começou com a definição de management; falou-se sobre o processo e progresso de trabalho em equipas mais diversas, os desafios e oportunidades em trabalhar com e entre pessoas com opiniões, culturas e experiências de vida diferentes, e as vantagens que existem em equipas diversas. O workshop terminou com as mesmas equipas a criar uma ideia inovadora para o setor da start-up hipotética anterior.
Sabe como foi, vê o registo fotográfico aqui.
A primeira sessão de 2024 das Voicing Inclusive Talks, uma iniciativa do Gabinete de Desenvolvimento humano dos SASNOVA, integrada na visão de diversidade, igualdade e inclusão na universidade, aconteceu no passado dia 15 de janeiro.
Estiveram presentes, como oradores, Jorge Gato, professor e investigador na Universidade do Porto e Terapeuta Familiar; e Paulo Côrte-Real, professor de Economia na Nova SBE, antigo presidente da ILGA e ativista na área de Direitos Humanos e não discriminação.
Foram abordados temas sobre os maiores desafios colocados aos estudantes na integração de espaços universitários (enquanto membros da comunidade LGBTQIA+), possíveis soluções e boas práticas para abordar o tema.